Analisando Todos Os Volumes Da Coleção "Crianças Diante Do Trono"

 

Olá, pessoal!

Já faz 8 anos que esse projeto que alegrou milhares de crianças pelo Brasil todo (incluindo eu) terminou, e por isso, eu vou aproveitar e irei analisar e fazer um ranking da coleção "Crianças Diante do Trono"!

O projeto era uma série infantil à parte da banda Diante do Trono (que eu adoro), e até hoje, o projeto possui músicas marcantes e maravilhosas (embora um pouco polêmicas), como "Aos Olhos do Pai", "O Amor do Nosso Deus" e a controversa "Deus Nos Amou".

Haviam 7 personagens: Tonico, Ed, Vareta, Bia, Bolota (introduzido em 2003), Tuga (introduzida em 2006) e a própria Ana Paula Valadão, que até hoje é a vocalista da banda.

Então eu parei e pensei: "Por que não analisar cada volume da coleção do pior ao melhor?"

E é isso que eu irei fazer nessa postagem de hoje! Aposto que com certeza vocês irão sentir uma nostalgia imensa ao ver essa postagem!

Lembrando que álbuns ao vivo e coletâneas não serão adicionados, pois eu estarei focando apenas nos "filmes" da coleção.

Então peguem seus doces e vamos lá!


CRIANÇAS DIANTE DO TRONO (2001)



Foi o primeiro volume da coleção a ser lançado. Nessa época a Ana tinha por volta de 25 anos quando fez esse álbum e logo no início foi um sucesso estrondoso, principalmente porque no mesmo ano, eles haviam lançado o "Preciso de Ti", que havia vendido mais de 2 milhões de cópias! Pois é, é MUITA coisa! Mas sobre o álbum em geral? Bem… Como eu posso explicar… Bem, você vê essa capa bem aqui, e acha que os personagens serão bem bonitinhos, fofinhos, e bem animados em 2D, mas quando você finalmente vai apreciar esse privilégio, você se depara com essas belíssimas caras aqui:





Você já se dá conta de que você estava enganadíssimo o tempo todo (😂)! E o motivo dos personagens estarem assim é porque foram animados com nada mais, nada menos que em CGI! Mas pra falar a verdade, eu preciso confessar uma coisa: os modelos dos personagens são puro pesadelo. Eles possuem rostos que parecem que estão drogados, olhos minúsculos e desconfortáveis e essas bocas inexpressivas! Eu entendo que o volume foi lançado em 2001, e nessa época, a animação CGI no Brasil era recente na época, mas "Shrek" havia sido lançado no mesmo ano e havia uma animação CGI muito melhor do que isso, então eu posso ser chato na hora dos gráficos. Mas tirando isso, o volume não possui nada de mais. A Ana vai passeando pela biblioteca, encontra os brinquedos, eles discutem sobre Deus, problemas pessoais e familiares e depois eles mostravam uma canção referente ao tema citado anteriormente. Eu particularmente acho esse projeto bem decente, há músicas que me marcaram muito quando pequeno, como a clássica e linda "Aos Olhos do Pai", a divertida e contagiante "Esconde-Esconde" (que é a minha música favorita do volume) e a ótima e dançante "Soldado do Rei". Porém, nem tudo são mares de rosas, porque a animação CGI é bem feia e datada (por ser de 2001), o volume inclui a canção "Para Adorar Ao Senhor", que possui cerca de 8 MINUTOS DE DURAÇÃO (o que é muito tempo para uma música infantil), e a atuação da Ana…




…não é muito boa, não. Pelo menos ela cantou bem nas canções, não é de todo mal. Mas se você comparar a atuação dela com a cantoria do "Preciso de Ti", você vai perceber que é uma mudança BEM drástica. Embora eu goste da música "Para Adorar Ao Senhor", eu até hoje não aprovo a longa duração de 8 minutos, e isso porque há uma parte em que diversos parentes e até um padre com uma voz que parece de um velho fanho cantam o refrão da música. Se a música houvesse uns 3 ou 4 minutos, dava pra aturar, mas 8 minutos? Não. Nem pensar. Pelo menos o ritmo é agradável e não é muito lento, ele ajuda a desenvolver nos diálogos presentes no DVD, não chega a ser entediante como os diálogos do primeiro "Aline Barros & CIA.", nem muito rápido. Os personagens são simpáticos e bem divertidos, principalmente o Tonico, e a dublagem não é nada mal. Porém, quando a Bia está chorando no segundo diálogo, a Ana fala que ela é muito bonita e linda, mas com essa cara estranha e esquisita, isso meio que distorce a mensagem que eles querem passar. Sim, a música "Aos Olhos do Pai" é realmente uma "obra-prima", mas vendo a Bia com esse rosto… acaba distorcendo a mensagem. Em conclusão, o volume não é tão ruim. Possui alguns problemas aqui e ali, mas as músicas são muito boas e contagiantes de se escutar (exceto "Para Adorar Ao Senhor"), a dublagem é decente para uma produção brasileira, e os personagens são divertidos e fáceis de se relacionar. Só pelos problemas citados anteriormente, eu darei um 7.5/10.


AMIGO DE DEUS (2003)




O ano de 2003 foi quando eles lançaram o segundo volume da coleção, e foi nesse mesmo ano que eles levantaram o maior público já registrado da banda: mais de 2 milhões de adoradores em São Paulo! Pois é, não é à toa que a banda fazia muito sucesso. O "Quero Me Apaixonar" vendeu muito bem na época, e também é um álbum bem conhecido por muitos. Já no segundo volume, eles introduziram o Bolota, uma bola solitária que queria ser valorizado pelas crianças que brincavam com os outros brinquedos, e que tem o rosto parecido com o do Faustão. Sério, as semelhanças são inacreditáveis:





Mas enfim, junto com ele, ele vai descobrir junto com Ana e os seus amigos quem é o verdadeiro amigo em todas as nossas vidas. Acredito que esse álbum funciona bem mais que o antecessor em sua temática. As músicas começam a ficar mais maduras e bem mais interessantes, como "Inimigo Do Mal", "Podes Falar, Senhor", "Jesus É O Amigo Melhor" (pra mim a melhor música do álbum), e é claro, as contagiantes "Obedecer" e "A-M-I-G-O". Eu também sei que você decorou todos os livros da Bíblia com a música "A Bíblia" (😁). A atuação da Ana melhorou um pouco e não é mais tão forçada, e eles melhoraram um pouco na animação 3D, mas ainda sim, continua bem datada e um pouco estranha de se olhar. Mas não é tão ruim, eu já vi filmes com animações BEM piores que nem esse. No primeiro volume, também não muda muita coisa, eles continuam na brinquedoteca, falam sobre serem amigos de Deus, e introduzem uma música referente ao tema. Na verdade, eu fico um pouco desapontado por eles não terem mudado muita coisa, eu acho que teria sido melhor se eles partissem em uma jornada espetacular sobre serem amigos de Deus, mas infelizmente não aconteceu. Tirando isso, em alguns clipes, eles começam a renovar em certas coisas, como nos clipes e (de certa forma) a animação. Um dos meus clipes favoritos do álbum é o de "Obedecer", eu adoro como eles retratam o clipe como uma espécie de revista de super-heróis, isso eu achei sensacional. Eu também gosto como eles adicionam raps em certas músicas, como "Inimigo do Mal" e "Abraão" (outra das minhas músicas favoritas do álbum), isso também deixa o álbum bem agradável de se escutar. Em conclusão, embora o álbum não tenha feito tantas mudanças, ainda sim possui algumas renovações, como na atuação da Ana e na animação. O álbum é bem gostoso de se escutar, e realmente nos faz sentir amigos de Deus. Por isso, eu darei um 8.5/10.


QUEM É JESUS? (2004)




No tão famigerado terceiro volume da coleção, a banda lançou o "Esperança", no qual eles reuniram mais de 1 milhão de adoradores em Salvador, e por muitos é considerado um dos melhores álbuns da banda. O álbum dessa vez possui de fato uma história: uma garota chamada Nena entra dentro do seu computador (WTF?) para poder saber quem é Jesus. Eu entendo, essa coisa de alguém entrar em um computador é maluca. E além do mais… Como essas crianças entraram nesse mundo?! Elas também entraram pelo computador?!





Continuando, ela conhece a turminha Crianças Diante do Trono, e junto com eles, ela vai saber quem é Jesus. A personagem Nena é de fato bem interessante, ela é um bom retrato de crianças que não sabem quem é Jesus e precisam saber. O bom retrato que a personagem não conseguiu alcançar foi na atuação dela, que é bem ruinzinha. A voz da Nena é um pouco irritante de se escutar e pode dar nos nervos às vezes, assim como a sua mãe, que parece que está com o nariz entupido. Esse foi o primeiro volume da coleção a usar chroma key, e por esse motivos, certos erros podem ser vistos, como na música "Deus Nos Amou". Porém, não dá pra negar que as músicas são incríveis de se escutar, especialmente a música "Há Muito Tempo Atrás", que é a minha música favorita do álbum. Há músicas que também se tratam de assuntos bem sérios, como a música "Um Triste Dia", eu juro que quando eu vi o clipe dessa música pela primeira vez, eu achei que parecia não pertencer à série, parecia ser mais algo do "Esperança" do que à coleção. Nós percebemos também músicas bem tristes, o que pode ser bem inovador também, como a linda "Por Que Me Amou Tanto Assim?". A animação para os personagens já está mais aceitável, não é mais tão feia, mas ainda sim, ainda continua datada e estranha em alguns personagens. Em conclusão, o álbum já renova em certas coisas, como na história, na animação, e também na inclusão de uma nova personagem fácil de se relacionar. As músicas continuam emocionantes e impactantes, e a dublagem também continua decente. Acho que eu darei um 8.5/10 também. Ah! E antes de continuarmos, eu sei que você se lembra desse álbum por um certo vídeo…




VAMOS COMPARTILHAR (2005)




Considerado o álbum mais subestimado da coleção, assim como o "Ainda Existe Uma Cruz", o álbum foi lançado em 2005. Pra falar a verdade, eu mal conhecia esse volume, e precisei assistir ele recentemente pra poder dar a minha opinião. Nesse álbum, as crianças aprendem a evangelizar não apenas com palavras sobre o Ide de Jesus, mas com atitudes que comprovem as boas novas do evangelho em nós. Eu achei muito legal que a Nena volta nesse álbum e ela fez novos amigos, e a atuação dela está um pouco melhor que anteriormente. A voz dela já ficou mais aturável de se escutar. Eu considero irritante? Um pouco, mas ainda sim está muito melhor que aquela voz nasalada do "Quem É Jesus?". Uma outra coisa que eu achei genial é que durante os diálogos, eles emitem os personagens em formato de desenhos de gibis, uma outra renovação que eu achei muito legal. A animação já ficou BEM melhor é bem decente, até mesmo para os padrões de 2005! Todos os personagens ficaram com os seus "looks" a partir desse volume. As músicas realmente são muito boas, as letras são bem desenvolvidas e falam muito bem sobre compartilhar o amor de Jesus pelas pessoas. O clipe que eu mais gostei foi o da música "Cristão de Verdade". Eu adoro essa atmosfera de "espaço sideral" que eles adicionaram junto com algumas animações 3D muito boas. O que eu não gostei do álbum foi da voz cantada da Nena em "Não Apenas Com Palavras". É… MUITO… IRRITANTE! Se ela treinasse um pouco mais com a sua voz, o resultado teria ficado um pouco melhor. Embora eu ache a canção "É Muito Bom Ter Jesus" bem divertida e cativante, a letra é basicamente, "É muito bom ter Jesus, é bom ter Jesus…", e isso percorre durante A MÚSICA TODA! Acho que eles deviam ter mais um pouco de criatividade na letra dessa música… Mas o volume também é muito bom, e eu darei um 8/10.


A ARCA DE NOÉ (2006)




Ah, agora sim! Chegamos à parte nostálgica dessa coleção! Isso porque o "A Arca De Noé" foi um dos álbuns que eu mais assisti quando pequeno. Não somente pelas músicas serem contagiantes e ficarem grudadas na minha mente para sempre, mas também porque a partir desse volume, eles começaram a contar histórias da Bíblia, o que despertou ainda mais o meu interesse pela Bíblia! Interessante, não? No mesmo ano que foi lançado o "Por Amor de Ti, Oh Brasil", mais um dos álbuns subestimados da banda, nesse álbum, é introduzida a nova integrante da turminha: a Tuga, ou como ela mesma diz, "A Antuguieta!", uma tartaruga porta-trecos missionária! Com ela, eles vão conhecer a história de Noé e como ele construiu a tão famosa arca. Esse DVD é incrivel! Tudo nesse DVD é digno de um verdadeiro volume da coleção! As músicas são incríveis e bem sérias, a dublagem é excelente e cheia de personalidades nos personagens e o jeito que eles contam a história da arca de Noé é muito legal e de um jeito verdadeiro. As músicas são ótimas e bastante cativantes, e combinam muito com certos momentos que ocorrem durante a história, como "Quando Nasce Uma Criança", "Bichos Grandes E Pequenos" e as clássicas "Todo Mundo Era Mau" e "Muito Obrigado". A animação melhorou muito bem de água pro vinho, e parece bem decente, até mesmo para os dias de hoje! Todos os personagens são bem expressivos e já não possuem aqueles rostos assustadores (😂) e o áudio está bem produzido como sempre. As crianças cantam muito bem nas músicas, você consegue sentir que os compositores tiveram o maior cuidado nessa parte e treinaram muito bem as crianças para estes momentos. O destaque das crianças é a participação do Gabriel Barreto na clássica "Muito Obrigado", aquele garoto canta muito bem! E uma curiosidade: ele participou do "Vamos Compartilhar", atuando como um dos amigos da Nena. Enfim, esse álbum é excelente, e eu darei um 9.5/10.


SAMUEL, O MENINO QUE OUVIU DEUS (2007)




Esse foi o álbum que eu mais assisti quando pequeno, e o que me marcou demais. Lançado em 2007, o mesmo ano que foi lançado o "Príncipe da Paz", a turminha Crianças Diante do Trono irá viajar pela Bíblia novamente para conhecer a história de Samuel, o menino que ouviu a voz de Deus. Eu amava assistir esse volume, e receio que é um dos álbuns que a Ana estava mais bonita. O cabelo dela nesse tempo era lindo que só, até a partir de 2010 ela quase ficar careca (😂). Imagino que esse álbum é um dos melhores da coleção, as músicas de fato são maravilhosas e bem energéticas, principalmente as belas "Solo de Elcana" e "Não Vou Me Entristecer". Inclusive, Eduardo Leite fez uma performance espetacular na canção "Solo de Elcana", ele realmente pôs muita emoção no seu personagem e é bem emocionante. Mas a melhor parte do álbum é o testemunho de Ana (não a Ana Paula Valadão) na música "Não Vou Me Entristecer", vão por mim que vocês irão se apaixonar pela delicada voz de Graziela Santos. A animação continua decente e aceitável de se ver nos olhos, mas uma coisa que não é muito aceitável: o Samuel.




Imagina: você estar dormindo, de noite, na escuridão infinita, quando do nada, esse Samuel aparece na sua frente com esses olhos escuros e profundos… Jesus, que medo (😰)! Mas ignorando isso, outra das minhas músicas favoritas é "Os Filhos São do Senhor", um baião bem gostoso e divertido de se escutar. Eu só não entendi porque raios eles estão tocando baião na era do Antigo Testamento, sendo que ele só surgiu na década de 40. E também não entendi porque a Ana não falou coisas como, "Nossa, vocês foram muito bem!", "Vocês estão de parabéns!" ou "Vocês arrasaram!", ela acabou pulando para a parte em que a Ana descobre que irá ter um filho: o Samuel. Eu não entendi muito porque ela não disse aquelas coisas citadas anteriormente também (😂). Mas o álbum também é excelente, e posso dizer sem medo que é o meu álbum favorito da coleção, também merece um 9.5/10!


AMIGOS DO PERDÃO (2010)




O álbum foi lançado em 2010, o mesmo ano que lançou o "Aleluia". Agora vamos para o volume mais decepcionante da coleção na minha opinião. Aliás, esse álbum não contém só um, mas DIVERSOS problemas. A principal razão de tudo é que infelizmente a Ana não aparece nesse álbum atuando, o que pode ser MUITO decepcionante para alguns fãs, assim como eu. Pelo menos ela aparece em um testemunho incluído no álbum, mas ainda sim… Por alguma razão desconhecida, eles alteraram o formato da tela de 16:9 para 4:3, o que também pode ser muito desconfortável de se olhar, e também é estranho, considerando que o álbum foi lançado em 2010. O álbum só contém músicas repetidas, custou tanto para eles não criarem músicas originais para este projeto? Claro, as músicas escolhidas se encaixam bem no contexto das cenas, mas também é outra grande decepção. O Tonico é um pouco irritante e bem desagradável, já que ele maltrata os seus PRÓPRIOS AMIGOS sem motivo nenhum a não ser por conta de uma brincadeira, a ponto de até mesmo fazer a Bia CHORAR! GUARDE BEM ISSO! É claro, no final do álbum, ele se arrepende do que fez e até mostra uma bonita mensagem de que devemos amar aos outros assim como Jesus nos amou, mas isso não significa o quão foi uma tortura termos que aturar o Tonico durante estes momentos. Enfim, pra mim, esse volume é o mais decepcionante e o mais fraco da coleção, e merece um 7/10.


DAVI (2012)




Ah, agora sim as coisas começaram a ficar interessantes! Lançado em 2012, o mesmo ano que foi lançado o "Creio" - um dos meus álbuns favoritos da banda -, o álbum já traz diversas renovações tantos nas sonoridades das músicas quanto nas interpretações vocais da Ana! Pra começar, este álbum é aonde as performances vocais da Ana são simplesmente as melhores na discografia da coleção toda! Os vocais são belíssimos, suaves e não são forçados de se escutar. As músicas, além de serem ótimas, ainda possuem diversos ritmos, como o samba em "Quem Será O Novo Rei?", o uso referente às marchinhas de Carnaval em "A Bíblia É A Palavra De Deus", o sertanejo em "Cada Um Dá Aquilo Que Tem" e o choro em "Os Milagres de Jesus". A animação é incrível, como já era de se esperar dos volumes mais recentes, mas ela alcança níveis altos em relação aos clipes musicais, principalmente com "Davi e Golias" e "O Seu Dia Vai Chegar". "O Senhor É O Meu Pastor" é uma linda canção, e, com certeza, a melhor do álbum inteiro, o dueto de Guilherme Fares com a Ana Paula ficou excelente e vale muitos replays! Só o Tonico e a Tuga que ficaram um pouco desagradáveis no início do álbum, quando a Tuga criticou o Tonico por querer falar de sua encomenda das bananas gigantes da Tanzânia. É claro, o Tonico ficou um pouco irritado por não querer esperar deixar os outros falarem, mas a Tuga também não precisava falar daquela forma com ele, ainda mais que a Ana havia chegado naquela hora! Felizmente, ela repreendeu os dois e eles se desculparam. Uma coisa que eu gostei muito é que é mais um dos álbuns que a Ana estava mais bonita, o vestido que ela usa durante a viagem na Bíblia ficou maravilhoso e sem defeito algum. Outro ponto positivo é que percebemos uma evolução no Tonico, ele falou uma boa lição que é bem interessante: "Além disso, eu aprendi que Deus quer nos usar assim como Ele nos fez, com os dons e talentos que Ele nos deu, e que não devemos ficar nos comparando e tentando usar a armadura dos outros!". Esse Tonico foi bem inteligente, hein? O álbum é incrível do início ao fim, e também merece um 9.5/10!


E O NOSSO RANKING FICOU DESTA MANEIRA!


8. AMIGOS DO PERDÃO (2010)
7. CRIANÇAS DIANTE DO TRONO (2001)
6. VAMOS COMPARTILHAR (2005)
5. QUEM É JESUS? (2004)
4. AMIGO DE DEUS (2003)
3. A ARCA DE NOÉ (2006)
2. DAVI (2012)
1. SAMUEL, O MENINO QUE OUVIU DEUS (2007)


CONCLUSÃO


E aí, gostaram do meu ranking? Qual é o seu volume favorito dessa coleção? Quais são as suas músicas favoritas e menos favoritas da coleção? O que vocês acharam de mais interessante nas minhas análises? Escrevam nos comentários e eu estarei sempre a postos para ouvirem suas opiniões! Também espero que vocês tenham curtido muito, pois eu levei uma eternidade para fazer este enorme texto! Mas me sinto feliz em dizer que eu sou Julio Cesar, direto do "Cartooniza Mais!", e muito obrigado e até um outro dia.

Comentários

  1. Parecem ser bons, não conhecia, descobri agora aqui. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! Em breve estará pronta a postagem de um ano do blog, Marcos! Aguarde!

      Excluir
  2. Na minha opinião, o pior volume é o Amigos do Perdão e o melhor é o Primeiro e o da Arca de Noé.

    ResponderExcluir
  3. Você poderia analisar todos os 6 volumes da Coleção "Mara Lima e Seus Amiguinhos"

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por Que Os Gibis Atuais Da Turma Da Mônica Não Prestam Mais Hoje Em Dia?

Histórias Dos Seguidores: Episódio 1 - Se Lembram De Algum Episódio De Qualquer Desenho Animado Que Vocês Tiveram Medo?

Melhores Filmes De Todos Os Tempos - Episódio 2: Garoto Cósmico (2008)