Melhores Filmes De Todos Os Tempos - Episódio 2: Garoto Cósmico (2008)


 "Respeitável público... o espetáculo não pode parar!" - Cósmico, Garoto Cósmico.


Nota: tenham um grande respeito por Raul Cortez e Belchior, que participaram deste filme, e faleceram tragicamente. O Raul Cortez faleceu em 18 de julho de 2006, por conta de uma operação não sucedida de um tumor na região do pâncreas e do intestino delgado, e seguindo-se de um tratamento quimioterápico, e Belchior, em 30 de abril de 2017, por conta de uma ruptura de um aneurisma da aorta, a principal artéria do corpo humano. Eles sempre serão lembrados como nossos eternos animadores de circo.


"Garoto Cósmico" é um longa-metragem de animação brasileiro, que estreou em 11 de janeiro de 2008, dirigido por Alê Abreu.

Foi o último filme em que o ator Raul Cortez participou, dublando o personagem Giramundos.

O filme teve a participação de diversos atores e cantores brasileiros, como Arnaldo Antunes, Vanessa da Mata, Wellington Nogueira e Belchior.

O filme se trata de 3 crianças que vivem num mundo futurista e se perdem no espaço enquanto tentavam ganhar pontos bônus para se tornarem Crianças Adultas - Cósmico, Luna e Maninho -, mas, uma noite, eles se perdem pelo espaço e acabam encontrando um estranho mundo infinito com um circo e estranhas criaturas, mas eles precisam tomar muito cuidado com a Sombra do Terrível Massaroca.


Por Que É Uma Aventura Barroco-Científica!


1. O conceito de 3 crianças que vivem num mundo futurista e se perdem no espaço enquanto tentavam ganhar pontos bônus para se tornarem Crianças Adultas, e mais tarde encontram um universo infinito com um circo é bastante interessante e muito bom.

2. A animação é tão boa quanto você esperaria de um filme do Alê Abreu.

          1. Os designs dos personagens são bem fofos e eles se movem com bastante delicadeza pelos cenários, que inclusive, são um ponto alto desse filme. Eles costumam "roubar as cenas" porque são muito criativos, engraçados e também coloridos. O que deixa tudo ainda mais impressionante é que o filme foi produzido e animado por uma equipe de apenas 15 pessoas! Isso mostra que até mesmo uma equipe pequena pode produzir algo muito excepcional e bem acima da média.

          2. Eles também arriscam usar a animação 3D, que foi realmente uma grande evolução para a época, principalmente na cena do game na Nave do Capitão Programação.

3. Muitos personagens simpáticos, como: Cósmico, Luna, Maninho, o dono do Planeta Girassol, que é o Giramundos, o palhaço Já-Já, a Bailarina, o Perna-de-Pau, o mágico Záz-Tráz, a elefanta Bola e o cachorro Bicho.

4. Dublagem incrível que é bastante agradável de se ouvir, tanto dos personagens secundários quanto dos personagens pricipais, como: Aleph Naldi, Bianca Rayen, Mateus Duarte, Raul Cortez, Vanessa da Mata, Wellington Nogueira, Belchior, Gustavo Kurlat, Márcio Seixas e Marcelo Autuori.

5. Ótima trilha sonora de Gustavo Kurlat e Rubem Feffer. Inclusive, cada instrumental possui alguma sonoridade diferente, como "Hora Disso Hora Daquilo", que tem um instrumental típico futurista, ou o "Tema do Camarim", com um ritmo que se remete ao samba, ou a própria música-tema do filme, que é simplesmente uma viagem pela música que você com certeza estará embasbacado.

6. O filme possui uma reviravolta impressionante, quando Cósmico, Luna e Maninho vão embora do Planeta Girassol e vão participar de um game especial para as crianças que saíram da programação. Eles precisavam usar óculos especiais para jogar o game. Eles estavam numa nave e precisavam atirar em todos os inimigos, mas quando eles perceberam os seus novos amigos como monstros e o trem do Giramundos como o alvo principal, eles decidiram no apertar o botão por causa do verdadeiro valor da amizade que eles tinham por dentro.

7. O clímax é incrível e bem acelerado, pois o Massaroca domina o Planeta Girassol e parece que estará tudo perdido para todos após o Cósmico ser devorado pelo Massaroca, mas após ele imaginar muitas coisas e sonhos incríveis, eles derrotam o Massaroca, e é nessa parte que a animação brilha de água ao vinho, pois nós vivemos uma bela viagem pela música e animação.

8. O filme passa uma ótima mensagem sobre valorizarmos nossos amigos e parentes para enfrentarmos desafios difíceis em nossas vidas, e não acreditar em tudo que você acredita por aí, porque às vezes até mesmo as pessoas mais legais podem se tornar muito más.

9. Alê Abreu fez uma ótima direção nesse filme, o melhor de tudo é que depois desse filme, ele produziria outras obras-primas do cinema, como: "Vivi Viravento", "O Menino E O Mundo" e "Perlimps".

10. Encerrou a carreira de Raul Cortez com uma nota alta.

11. "Senhoras... e senhores... respeitável público... vai começar... o maior espetáculo do universo!"


Qualidades Ruins


1. Algumas cenas podem ser bastante assustadoras e/ou perturbadoras para um filme de classificação livre, como: as cenas envolvendo o Massaroca, e a cena do game na Nave do Capitão Programação, que é indutora de pesadelos.

          1. Inclusive, a cena do game citada anteriormente tem a trupe do Giramundos como monstros, e eles possuem rostos com dentes pontiagudos extremamente assustadores, algo bastante incomum no filme.

2. Apesar da dublagem ser ótima, ela pode ser questionável nos personagens de Cósmico, Luna e Maninho.

3. O Capitão Programação é um personagem extremamente desagradável, pois foi ele quem foi o responsável por deixar Cósmico, Luna e Maninho perdidos no espaço sideral, e faz brincadeiras com o Giramundos, e o chama de "vovô". O que não ajuda é que ele nunca é punido por essas ações, apesar de ter sido provavelmente intencional para o filme.

4. Alguns personagens não possuem muitas falas no filme, como: a Bailarina, o Perna-de-Pau e a elefanta Bola.

5. A cena em que Cósmico, Luna e Maninho estão indo de volta ao Planeta das Crianças na Nave do Capitão Programação e Cósmico empurra o Bicho enquanto ele tentava alertar sobre o Capitão Programação é muito dolorosa de se assistir.

6. No início do filme, quando uma seta aponta para o Planeta da Cirurgia Plástica, a ilustração representando o Planeta se assemelha muito com seios de verdade! Felizmente, essa cena só aparece por pouco tempo.

7. Algumas cenas podem causar epilepsia nos telespectadores que estiverem assistindo, como quando Cósmico, Luna e Maninho descem por um tubo como um escorregador e acontecem flashbacks da programação deles, e quando eles estão em alta velocidade na Nave-Táxi do Bicho enquanto fogem do Massaroca.


Filme completo


https://www.primevideo.com/detail/0OFMUZEHKQFT60LCYV2UU5WTIZ/ref=atv_dp_share_cu_r

Comentários

  1. Esses filmes de mundo futurista sempre são bons e envolventes. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, e eu adoro o Alê Abreu. Tudo que ele faz - como você - é incrível.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por Que Os Gibis Atuais Da Turma Da Mônica Não Prestam Mais Hoje Em Dia?

Piores Filmes De Todos Os Tempos: Episódio 2 - Moranguinho: O Filme - Doces Sonhos (2006)