Análises de Álbuns - Episódio 2: O Álbum da Aline Barros: "Aline Barros & Cia 1" Ainda É Bom?


 

Muito bem, pessoal. Sejam bem-vindos ao "Análises de Álbuns", um quadro que iremos analisar álbuns que quando pequenos, a gente amava, mas... e se estamos crescidos? O álbum ainda é bom pra gente? Pois bem, iremos analisar o álbum da Aline Barros: "Aline Barros & Cia 1", pra descobrirmos se ele agrada além das crianças, os mais velhos também. Me desculpem a minha demora, eu fiquei muito ocupado com outras coisas, mas eu estou fazendo essas postagens por vocês e pra vocês! Então peguem seus doces e vamos lá!


UM POUCO DE HISTÓRIA


Pra quem não sabe, Aline Kistenmacker Barros dos Santos é uma cantora gospel de 46 anos (até o momento) que foi considerada uma das maiores cantoras de música cristã do Brasil. Ela já vendeu mais de 12 milhões de discos, sendo certificada pela ABPD (Associação Brasileira dos Produtores de Discos) com vários discos de ouro, platina e diamante. Sua discografia consiste em: oito álbuns de estúdio, sete discos infantis, quatro álbuns ao vivo, dezesseis álbuns de complicação, treze álbuns de vídeos, sete discos em língua castelhana (sendo um infantil), um disco em inglês e dezesseis singles (pois é, é MUITA coisa!). Ela já lançou cada sucesso estrondoso, como: "Ressuscita-me", e é claro, "Sonda-me, Usa-me". E dentre tantos álbuns incríveis e muito bem escritos e produzidos, temos este daqui! Esse com certeza, marcou a infância de muitos, inclusive eu. Com sucessos gigantescos como: "Homenzinho Torto" e "Dança do Pinguim", esse disco fez o maior sucesso entre a criançada dos anos 2000. O álbum vendeu no total umas 200 mil cópias (o que isso significa que ele recebeu os discos de ouro e platina), e conseguiu ter a façanha de ganhar dois prêmios: um Grammy Latino em 2006 de "Melhor Álbum Cristão em Língua Portuguesa", e um Troféu Talento no mesmo ano de "Melhor Projeto Gráfico Infantil" (Minha Nossa Senhora! Quem me dera ter dois prêmios como esses, e ainda mais... um GRAMMY LATINO e um TROFÉU TALENTO!). Lançado em 21 de dezembro de 2005 (o CD), e em 2006, no ano seguinte (o DVD), o álbum marcou uma geração daquelas que amavam cantar e dançar ao som da Aline Barros. É o primeiro volume da saga "Aline Barros & Cia", procedido pelos seguintes lançamentos: "Aline Barros & Cia 2" (2008), "Aline Barros & Cia 3" (2011), "Tim-Tim Por Tim-Tim" (2014, e aliás: eu TINHA esse DVD!), e "ImaginAline" (2018). Inclusive, uma parte do DVD faz uma ponta no seu lançamento subsequente, em que Aline vê por um tipo de tablet uma cena em que Samuel se despede do público após deixar o seu quarto bem arrumadinho, e isso pra vocês verem o sucesso desse DVD. Quase todos os clipes do DVD foram gravados no estúdio, o único que não foi gravado em estúdio foi o de "Chuá Chuá", ele foi gravado lá na Praia do Recreio (Rio de Janeiro, RJ), portanto podemos comprovar que os clipes em estúdio também foram gravados no Rio. Eu pessoalmente amava esse álbum, eu até tinha o CD e o DVD, mas acabei perdendo quando pequeno. Só que revendo ele hoje em dia, eu vou descobrir se ele ainda continua bom. Agora, vamos ver como é o álbum.


SOBRE O ÁLBUM (ALERTA! PODE TER UM POUCO DE SPOILERS...)


O álbum é um daqueles álbuns infantis de músicas gospel (daquelas que sempre fala, do tipo: "Ah, Jesus é demais", "Ah, Deus é demais", "Ah, eu sempre vou louvar a Deus", mais ou menos assim, mas eu não me incomodo com isso) voltados para o público infantil. O encarte do CD têm SIMPLESMENTE um ensaio geral maravilhoso, tanto no encarte quanto na capa e contracapa em si, com vários figurinos e fotos muito bem feitas que são de encher os olhos de muito coloridas e bonitas que são. Os figurinos usados ficaram muito bons (eu nem sei quais são os meus favoritos, a maioria dos figurinos está excelente, mas com certeza eu escolheria os figurinos usados em: "Dança do Pinguim", "Chuá Chuá", "O Alfabeto", "A Oferta da Viuvinha", "Louvar É Bom Demais", "Samuel", "Não Atire o Pau no Gato", "Sim, Jesus", "Campeão", "A Sementinha (O Semeador)", e "Você é Especial") e são perfeitos. Um outro ponto positivo também é do seu encarte, que também está muito bem produzido, os desenhos e cenários ficaram incríveis e bem legais. Mais um ponto positivo: o coral de crianças está muito bem performado e a qualidade das músicas está impecável. Dá pra sentir muito bem a essência dos instrumentos utilizados em cada música. Seja uma guitarra ou uma sanfona, não importa o que seja, sempre há uma boa melodia de se escutar para a gente e para os nossos ouvidos. O DVD em si eu achava muito melhor que o CD. Nele, a história era muito simples. Há um garotinho chamado Samuel (nome bonito, não é?) que estava há mais de uma semana sem arrumar o quarto, e não importava o que a mãe dele dizia, ele sempre ficava bastante irritado com isso. E a mãe dele até falou que não era pra ele sair para brincar até o quarto dele estiver bem arrumadinho. Depois ele conhece a Aline, que do nada, DO NADA mesmo, começou a falar com ele, e comentou que estava presa naquele pirulito gigante, assim como na capa do CD (WTF?). É, eu sei que isso soa bastante estranho, mas é o que aconteceu, e ponto final. Assim que ela sai, acontece sempre o seguinte: sempre ocorre uma esquete da Aline falando junto com o Samuel sobre as coisas boas da nossa vida, saúde, sobre Deus e Jesus, etc., e aí começa um clipe relacionado ao assunto que os dois falaram anteriormente. Em cada clipe, o mesmo garoto que faz o Samuel participa de todos os clipes do DVD, e junto com as crianças como figurante e fazendo a coreografia (pelo menos eu acho que é isso mesmo). A atuação está até que bem decente, Wesley Franco fez uma ótima atuação fazendo o Samuel, e a Aline Barros também, apesar dela não ser atriz. A dublagem dos personagens não está de toda ruim, Marina de Oliveira se destaca por dublar personagens, como: o Homenzinho Torto, o Nick, e a Guigui. Só um ponto negativo, é que têm vezes que pode ocorrer um pouco de filler entre os diálogos espalhados pelo DVD. Às vezes a experiência pode se tornar bastante cansativa, chata e meio sonolenta pra alguns. Em vários momentos, as letras tendem a repetir aquele MESMO refrão que a gente já ouviu antes ("Homenzinho Torto" e "A Oferta da Viuvinha", por exemplo, são bons exemplos disso) - e o mesmo TAMBÉM vale para as melodias - e algumas das músicas possuem letras EXTREMAMENTE curtas ("Não Atire o Pau no Gato" e "Louvar É Bom Demais", por exemplo, são bons exemplos disso) e bem jogadas por aí. A animação CGI para os personagens no DVD, embora seja revolucionária PARA a época, hoje em dia vai lembrar algum gráfico zoado de algum jogo de PS3 ou de Xbox 360. Outro ponto negativo é que nos créditos do DVD fica piscando uns quadradinhos coloridos durante OS CRÉDITOS INTEIROS! E POR 6 MINUTOS AINDA! É muito perigoso porque pode causar epilepsia em quem estiver assistindo. Eu também tinha muito medo do Tico Pinguim quando pequeno, por INCRÍVEL que pareça, ainda mais com ele no início falando: "É que festa de esquimó só rola isso!", eu achava que dava um close na boca dele quando ele terminava a frase, mas não, era só minha imaginação, na verdade era só um close longe do Tico e ele se aproximava da tela um pouco, mas sem ir em direção à boca dele. Agora que falei sobre o álbum em si, iremos analisar as faixas.


ANÁLISE DE FAIXAS


1. PULA PULA


Essa música é muito boa. Tem uma melodia bem cativante e muito divertida: ótima para a consistência da música. A letra é muito legal, bem infantil e ficou muito boa a voz da Aline nessa faixa. Adoro essa faixa. Combinaria perfeitamente com qualquer festinha de criança. Só o cenário do clipe que eu nem preciso dizer que é muito decepcionante. É somente um fundo totalmente BRANCO com alguns trampolins de flores espalhados pelo chão. Teria dado mais certo se tivesse sido mostrado um cenário com esses mesmos trampolins de flores, mas dessa vez com um cenário bastante animado, colorido e vibrante. Aqui, não temos isso. Pelo menos não é aquela coisa pavorosa de se ver, é legal, mas bem que poderia ter alguma cor de fundo pra ficar bem mais legal, né?


2. HOMENZINHO TORTO


Essa aqui com certeza todo mundo vai lembrar. Essa é uma das músicas mais famosas desse álbum, com certeza pela sua letra contagiante e melodia bem inesquecível. O clipe até que ficou legal, parecendo um grande teatro ou coisa do tipo. A Aline cantava essa música em tudo quanto era lugar, era como se fosse uma overdose de "Homenzinho Torto" (risos). Eu só não acho essa música uma das minhas favoritas, porque a letra é EXTREMAMENTE curta, e é SOMENTE aquele mesmo verso que a gente sempre escuta durante a música inteira, e outra coisa que não ajuda é que a música possui 2:48 de duração, o que pode tornar a experiência bastante cansativa e bem chata de se escutar. Mas lembrando: essa é a MINHA opinião! Cada um tem a sua opinião, e eu estou dando a MINHA!


3. DANÇA DO PINGUIM (interessante que no álbum está citado como: "Dança do Pingüim", durante o texto eu vou pôr como: "Dança do Pinguim")


Mais uma música bem famosa nesse álbum (risos), parece que os compositores sabiam a essência correta para alguma música ficar famosa, hein?! Brincadeiras à parte, essa é uma música muito maneira e que ensina às crianças uma dança muito legal junto com o Tico Pinguim. Gosto bastante dessa faixa, é ótima de se escutar independente se se o ouvinte tenha o DVD ou não. E o cenário ficou muito bom.


4. CHUÁ CHUÁ (atenção: não confundir com duas músicas da Xuxa de mesmo nome, já que todas não possuem absolutamente nada a ver com as outras!)


Essa é a única música em que o clipe não foi gravado em estúdio, mas sim, numa praia de verdade! É a Praia do Recreio, que fica no Rio de Janeiro (RJ). Nossa! Até rimou! Mas voltando ao assunto principal, eu adoro essa música, é uma das minhas favoritas desse álbum. Adoro a temática de praia que essa música possui, é com certeza uma das músicas mais energizantes e animadas desse álbum. E a voz da Aline está muito boa de se escutar.


5. O ALFABETO


Eu simplesmente AMO essa música! Adoro o clipe, adoro a temática, adoro a participação de uma professora de libras, adoro TUDO! E se eu disser que essa é a minha música favorita do álbum, eu não vou mentir. A música é tão incrível que com certeza se tornou a minha favorita do álbum. O figurino da Aline é simplesmente indescritível, com certeza um dos melhores por aqui. A letra é curta, mas é ótima para todos nós aprendermos o alfabeto de uma maneira bastante divertida. E outra coisa... como diz a Aline a música é: "T-U-D-O D-E B-O-M!", simplesmente genial!


6. A OFERTA DA VIUVINHA


Uma música muito boa que conta uma historinha bem legal pras crianças sobre uma viuvinha que foi abençoada por Jesus por acreditar nele, e então Jesus a retribuiu com muitas e muitas moedinhas. O clipe ficou uma graça que só, e a melodia de sanfona do Nordeste é uma essência bastante importante pra essa música. Junto com isso, temos o figurino da Aline, que ficou maravilhoso e muito legal.


7. VERDE QUE TE QUERO VERDE (RAP DOS LEGUMES)


Essa música é contagiante que só. Uma boa música para as crianças poderem aprender a importância de comer legumes todo dia. Só o cenário que não é tão contagiante assim, assim como o clipe de "Pula Pula", é DE NOVO aquele mesmo fundo branco sem cor ou personagem fantasiado, mas pelo menos a barraca de frutas, legumes e verduras salva um pouco o cenário.


8. LOUVAR É BOM DEMAIS


Outra música com uma melodia muito boa, eu AMO o ritmo de rock nessa música, ficou show de bola, e os figurinos da Aline estão simplesmente LINDOS, uns dos melhores do álbum. Pelo menos o cenário não é tão ruim assim, mas como eu disse anteriormente, a música é MAIS uma daquelas que tem uma letra EXTREMAMENTE curta, o que faz com que a experiência de ouvir possa ser bastante insuportável.


9. SAMUEL


Será que essa música inspirou o DVD: "Samuel, O Menino Que Ouviu Deus", da banda "Crianças Diante do Trono"? Mas continuando, a música basicamente fala sobre a história de Samuel, e como o garotinho ouviu a voz de Deus. A música é contagiante, e junto com um ritmo muito bacana de rock dos anos 60, faz com que essa seja uma das minhas músicas favoritas do álbum.


10. NÃO ATIRE O PAU NO GATO


Um ponto negativo no álbum. É a minha música menos favorita do álbum. Não me levem a mal, os cenários e os figurinos da Aline estão sensacionais, e o clipe ficou uma gracinha que só, mas, novamente, é aquele tipo de música que a letra é EXTREMAMENTE curta, fazendo com que a experiência de escutar seja bem chata e cansativa. A música é uma paródia da música "Atirei O Pau No Gato", mas como o álbum é evangélico, e não podemos atirar o pau no gato (risos), a letra foi obviamente modificada.


11. SIM, JESUS


E voltando aos ritmos nordestinos, mais uma música que possui essa temática. Eu gosto muito dessa música, tem uma letra linda, que diz que em todo tempo precisamos dizer sim pra Jesus. Destaque pra cangaceira que aparece no clipe, que ficou muito engraçada, e o cenário ficou muito bom, combinou perfeitamente com a temática. Felizmente, não é mais um fundo branco, sem-graça e sem cor, mas dessa vez um fundo alaranjado, com algumas faixas arco-íris que compõem o cenário. Eu nem preciso dizer que o figurino da Aline está lindíssimo. Essa música fez um relativo sucesso, e tem um refrão bastante cativante.


12. CAMPEÃO


Gosto bastante dessa música, ela tem uma temática de futebol que se encaixa muito bem com o tema. O título e a letra são poderosíssimos, e o figurino da Aline ficou bem colorido e muito bom. A letra fala que nós somos do time de Jesus, e que nós sempre somos campeões. Destaque que aparece o Nick, que retornaria no segundo projeto dessa mesma coleção. Acredito que foi colocada no álbum porque naquele ano estava ocorrendo a Copa do Mundo de 2006 na Alemanha, infelizmente o Brasil não levou o hexa (risos), foi a Itália quem ganhou, mas tudo bem.


13. A SEMENTINHA (O SEMEADOR)


O clipe dessa música pra mim é um dos mais fofíssimos do DVD. As crianças fantasiadas de flores são de querer abraçá-las de tão bonitinhas que são, assim como o figurino da Aline. Essa música conta uma historinha bem legal sobre uma sementinha que se germinou até virar um pomar, e que ela só cresce se nós crermos no Senhor.


14. VOCÊ É ESPECIAL (atenção: não confundir com uma música da Luciana Antunes de mesmo nome, já que as letras são diferentes!)


Até que enfim chegamos ao final do álbum, ufa! A música é uma das melhores do álbum, fala sobre como todos nós somos especiais e que Deus criou todos nós diferentes uns dos outros. Com certeza o figurino que a Aline usa nessa música é um dos melhores e mais esplendorosos de todo o álbum, uma graça que só.


AFINAL, O ÁLBUM AINDA É BOM?


Podemos dizer que foi uma jornada razoavelmente legal nesse álbum. Ele é muito bom pro que der e vier, passamos de brincadeiras de pular, até o alfabeto, e também ao futebol. As músicas são muito boas, a voz da Aline continua impecável e linda de se escutar. Os clipes ficaram muito bons e muito bem coreografados, alguns até mesmo fofíssimos. O ruim mesmo é alguns cenários terem um fundo TOTALEMENTE BRANCO, algumas das músicas terem uma letra curta ou repetitiva, e terem partes dos diálogos do DVD que podem ter um pouco de filler, o que pode fazer com que o telespectador fique um pouco entediado. Mas tirando tudo isso, e prestarmos atenção em cada detalhe feito, o álbum ainda...


...É BOM!

Nota Final: 8/10.

Links dos álbuns:


CD


https://open.spotify.com/album/5RFApbqCFVwb3ABVj8Q8w4?si=0x4C46agQq6h_Lp_4nJGAA


DVD


https://www.youtube.com/watch?v=5yDy0I3ViiQ


Eu sou Julio Cesar, direto do "Cartooniza Mais!", e muito obrigado e até um outro dia.

Comentários

  1. Boa análise. Na época tinham muito de lançarem CDs e DVDs juntos de um mesmo trabalho. Era bom pra quem também curtia ver imagens e não só o áudio.

    ResponderExcluir
  2. Você poderia falar dos álbuns do Crianças Diante do Trono. Os meus favoritos são da Arca de Noé, o Vol.1 e o Vamos Compartilhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje é o seu dia de sorte, porque eu fiz um novo post sobre esses álbuns!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por Que Os Gibis Atuais Da Turma Da Mônica Não Prestam Mais Hoje Em Dia?

Melhores Filmes De Todos Os Tempos - Episódio 2: Garoto Cósmico (2008)

Piores Filmes De Todos Os Tempos: Episódio 2 - Moranguinho: O Filme - Doces Sonhos (2006)