Piores Filmes De Todos Os Tempos - Episódio 1: Chapéuzinho Vermelho - Vídeo Brinquedo (2003)


Você achava que a versão de 2011 deste clássico conto de fadas da Vídeo Brinquedo era a única ruim? Pense de novo.


Nota: tenham um grande respeito pela Helena Samara, que participou deste filme, e faleceu tragicamente em 8 de novembro de 2007, por conta de falência de múltiplos órgãos. Que ela descanse em paz.


"Chapéuzinho Vermelho" (grafia incorreta, já que o certo seria: "Chapeuzinho Vermelho", como mostra na capa do DVD) é um filme da Vídeo Brinquedo (aquela empresa lá famosa pelas suas cópias baratas baseadas em filmes famosos) baseado no clássico conto de fadas escrito por Charles Perrault, em 1697, "Chapeuzinho Vermelho". Esse filme é do ano de 2003, ano em que a empresa começava a engatinhar nas animações 2D (até chegar em 2006, que foi quando ela começou suas produções em 3D). Essa adaptação não deu muito certo, e vocês entenderão o por quê.


Por que a Chapeuzinho Vermelho pode se esquecer de dar doces para a sua avó


1. Animação ruim, bizarra, assustadora, sinistra, horrível e terrível até dizer chega. Ela até podia ser boa, mas foi totalmente desperdiçada. Ela ainda apresenta vários problemas que eu irei citar agora:

          1. As movimentações dos personagens, objetos e cenários são EXTREMAMENTE não naturais. E querem saber o motivo? Acreditem se quiserem: os animadores apenas animaram pequenos GIFs, e os colocaram em loops em cima dos cenários. Por este motivo, aos invés dos personagens saírem de uma pose e irem para outra, eles só cortam de uma posição para outra, criando essa atrocidade visual.

          2. Os cenários também não ajudam muito na animação. Os animadores provavelmente queriam fazê-los nos estilos de ilustrações de livros infantis, mas sem saberem direito o que fazer. As cores usadas são brilhantes demais, juntando com as proporções dos cenários bastante inconsistentes, formou isso.

          3. Na verdade, a animação é tão mal feita, que a sincronização das bocas dos personagens não corresponde ao que eles falam. Eles só ficam mexendo a boca aleatoriamente e parece que nunca acaba, além deles serem tagarelas demais.

          4. A infame, assustadora e bizarra cena em que a mãe da Ana Cristina (sim, esse é o verdadeiro nome da Chapeuzinho Vermelho, durante o texto eu vou colocar o nome verdadeiro dela), a Dona Gertrudes, fala sobre a quantidade imensa de maçãs que ela pegou. Durante a sequência, o seu pescoço se estica como uma girafa, e a sua cabeça se multiplica em várias cópias, e ainda ficam se amassando sem motivo aparente. SIM. SÉRIO.

          5. Um erro de animação ocorre quando a Ana Cristina pega o caminho da floresta ao invés do da cidade, e ela aparentava ser maior que a construção da cidade, o que não faz o menor sentido: como que uma pessoa pode ser maior que UMA cidade? Se fosse isso só se fosse com um gigante.

          6. Os designs dos personagens não são muito bons, são apenas genéricos.

          7. Alguns personagens não apresentam sobrancelhas.

2. Muito filler nos diálogos chatos e LENTOS dos personagens e em várias cenas bem desnecessárias (filler é um material de menor custo ou qualidade que é usado para preencher um determinado intervalo de tempo de televisão ou meio físico, como um álbum musical), só para aumentar a duração do filme, o que é bastante chato, proposital e enjoativo, deve ser esse o motivo do tal "filme" ter 45 minutos de duração. Aqui estão alguns exemplos:

          1. As cenas da Dona Gertrudes conversando com a Ana Cristina, que duram de 2 a 5 minutos.

          2. Alguns diálogos do Lobo Mau, e se perguntando como ele podia pegar a Ana Cristina, duram mais ou menos 1 minuto. E outros falando junto com a Ana Cristina, que duram de 1 a 3 minutos.

          3. As sessões LONGAS do narrador sendo tagarela demais em várias situações que a Ana Cristina se encontra com o Lobo Mau, que duram de uns 3 a 4 minutos.

3. Várias cenas de ataques epiléticos propositais jogadas no meio do filme sem motivo nenhum, algo bastante perigoso, pois elas poderiam causar epilepsia nos telespectadores.

          1. Inclusive, há pelo menos umas QUATRO cenas em que isso acontece. A primeira vez que isso acontece é na cena em que o gato da Ana Cristina - o Norberto - está brincando com um novelo de lã. Depois acontece um acidente com ele - por ele ter se enrolado no novelo de lã - e é aí que acontece o primeiro ataque epilético do "filme".

          2. Mais para frente, acontece mais uma sessão LONGA e DOENTIA de ataques epiléticos, que é quando a Ana Cristina tenta adivinhar quais bichos perigosos que existem na floresta... e TRÊS VEZES AINDA! Isso acontece com um leão, um dragão, e um tal de "dromecabrióquibatatungibiroletenungofacanhassossilumdumdum" (WTF?). Puxa, Ana Cristina! Você tá bem? Precisa de um médico? Porque... Minha Nossa Senhora! Que raios de bicho é esse, eu, hein?!

          3. Depois, com a bolinha vermelha - como se fosse a Ana Cristina - simulando o caminho até a casa da sua avó.

          4. E, finalmente (Aleluia!), com as placas indicando os caminhos da cidade e da floresta. Ufa! Quanta coisa!

4. Um monte de sons aleatórios por aqui e por ali, sem nenhum nexo, significado ou substância à história.

5. Vários furos aqui e ali neste "filme". Como o rosto do Norberto ficou totalmente desconfigurado após ele se enrolar no novelo de lã, e como ele conseguiu pular de um lado para o outro pela casa? Como a Ana Cristina tinha braços tão grandes para conseguir pegar as maçãs que estavam no alto da árvore? Ela têm os poderes elásticos da Espinela? Como a Dona Gertrudes conseguiu ter um pescoço tão grande, que se parece com o de uma girafa, e ainda: se multiplicar em várias cópias dela mesma e fazer aquelas bizarrices? Como a Ana Cristina é maior que a construção da cidade? Como o Lobo Mau conseguiu uma corda e uma fantasia de borboleta para o seu truque de enganar a Ana Cristina? Como a avó da Ana Cristina e a Ana Cristina se encolheram para entrar na boca do Lobo Mau quando ele as comeu? Como que a Ana Cristina conseguiu aquela bola de cristal de sei lá aonde (e, sim, eles fizeram a porcaria de um Deus ex machina numa história da Chapeuzinho Vermelho, eu sinto que essa versão foi feita por psicopatas sem noção), e por que a avó da Ana Cristina não escolhe as ideias do caçador por serem mais inteligentes, e ela só quis ficar naquele papo de "não, você não deve fazer isso, não devemos matar nem machucar nenhum animal"? Pois é, coisas que nunca conseguiremos entender.

6. 1ª dublagem fraca, sem forças e bastante sem sal (tirando a Helena Samara, as outras vozes são bastante enjoativas, e ainda: não são dubladores famosos, são quaisquer pessoas que a Vídeo Brinquedo chamou pra fazer a dublagem do "filme").

7. Os personagens em si não possuem nenhuma personalidade.

8. A avó da Ana Cristina é uma personagem bastante chata, porque ela não aceita as ideias do caçador (que aparentavam ser mais inteligentes, e de quebra, ele ainda quebra a quarta parede falando sobre o que ele fazia na história original, e o que ele devia fazer agora, meu Deus do Céu) e não se importa nem com o que o Lobo Mau fez com elas. Tá, eu sei que não devemos maltratar ou matar algum animal, MAS AINDA SIM É DEMAIS, NÉ?! ALIÁS, O LOBO MAU É UM ANIMAL SELVAGEM!

9. Final ruim da 1ª versão: a bola de cristal (o tal Deus ex machina citado anteriormente) começa a fazer fumaça dentro da barriga do Lobo Mau, ele começa a passar mal (há, há! Entenderam? O Lobo Mau começou a passar mal! Há, há! Boa piada!) até ele espirrar bem forte, assim, com a força do espirro do Lobo Mau, a avó da Ana Cristina e a Ana Cristina finalmente saem da barriga do Lobo Mau, voando e girando numa velocidade ridícula até acertarem o caçador, sem antes de termos um filler SUPER LONGO do narrador falando sobre as flores giratórias horríveis de novo, e ele ainda diz que esta história está tão maluca quanto "Alice no País das Maravilhas" (WTF?). Narrador tagarela esse, hein? Aí, o caçador bola um plano: ele pede para que as duas tirem seus capuzes, e colocá-los em duas esculturas de pedra, para que o Lobo Mau ache que são a avó da Ana Cristina e a Ana Cristina. E, por fim, eles cortam para um PNG das duas se abraçando no final. Que lixo.

10. Hipocrisia: o "filme" nem deveria ser considerado um filme, já que ele apenas têm 45 MINUTOS! Então, ele devia ser considerado um média-metragem. A 2ª versão têm 26 minutos, uma duração muito melhor, já que eles removem todo o filler desnecessário da versão original, e podia ser considerado um curta-metragem por causa disso.

11. A trilha sonora chega a ser bastante peculiar em vários momentos, apesar dela não ser de toda ruim.


Qualidades boas que podem fazer com que a Chapeuzinho possa entregar doces para a sua avó


1. A animação tinha bastante potencial para ser boa, mas infelizmente, foi desperdiçada.

2. A segunda versão deste "filme" é muito boa (apesar de apresentar alguns defeitos apresentados anteriormente), pois eles removem todo o filler desnecessário do "filme" original, segue à risca da história original, criam um novo final (dessa vez, bastante fiel à história original, pois o caçador corta a barriga do Lobo Mau com uma tesoura, retira a avó da Ana Cristina e a Ana Cristina de lá, e ele chama um médico para costurar a barriga do Lobo Mau, depois de acordar, ele fica com sede, estranha a sua barriga e vai beber água em um rio, mas por conta do peso das pedras colocadas dentro de sua barriga, ele acidentalmente cai no rio, e foi afundando e afundando e afundando pelas profundezas do rio até nunca mais ser visto) e a nova dublagem dessa versão é ótima, pois eles reúnem vários dubladores brasileiros famosos, como a Fernanda Bullara (famosa por dublar personagens como a Marina, de "Peixonauta", e o Caillou) e o Armando Tiraboschi (famoso por dublar personagens como o Walter White, de "Breaking Bad", e o Mason, de "Três Porquinhos e um Bebê").

3. A 1ª versão do "filme" utilizou a tão famosa canção que a Chapeuzinho canta quando vai entregar os doces para a sua avó, eu tenho certeza que você conhece essa canção, se é que você me entende...

4. Ótima participação da Helena Samara na 1ª versão do "filme" (a Dona Clotilde), dublando a avó da Ana Cristina.

5. A trilha sonora não é de toda ruim, apesar de ser peculiar em vários momentos.


Filmes completos


1ª versão


https://www.youtube.com/watch?v=Pex76BSu8wA&t=0s


2ª versão


https://www.youtube.com/watch?v=f_b9DO3srVQ&t=153s

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por Que Os Gibis Atuais Da Turma Da Mônica Não Prestam Mais Hoje Em Dia?

Melhores Filmes De Todos Os Tempos - Episódio 2: Garoto Cósmico (2008)

Piores Filmes De Todos Os Tempos: Episódio 2 - Moranguinho: O Filme - Doces Sonhos (2006)